SOBRE:
ㅤㅤ A Companhia da Terra surge em 2018 como um coletivo de teatro formado por profissionais de Jacarezinho/PR. A partir da sua realidade tem pesquisado o que tem chamado de “estética do interior”, produzindo obras originais, com temáticas e histórias do universo interiorano, valorizando a cultura local, ressignificando-a através da poesia e de outras estéticas contemporâneas.
ㅤㅤPautando seu trabalho na diversidade e representatividade de corpos, na valorização da cultura local, no desejo de criar obras originais, na pesquisa da relação palco plateia e na perspectiva de criar obras urgentes que dialoguem com nossa sociedade atual. Como impulso de suas criações parte do universo particular, subjetivo e diverso de seus integrantes, sempre trazendo em evidência o universo do popular, de negros e de LGBT’s.
Tem em seu repertório a montagem adulta “ATERRA” (2018), direção Adelvane Néia, em duas versões, português e bilíngue português-libras, uma criação em conjunto com a Fluindo Libras de Curitiba/PR. Também em repertório com a oficina e intervenção “A Cidade dos Prendedores” (2019), a instalação performática “o que nós temos aterrado?” (2018) e a cenas curtas “Oração” (2019) e “Sorriso Negro” (2019) em que evidenciam no palco a representatividade e o corpo negro em cena. Em 2019 realizou apresentações da Contação de Histórias “Brincadeira que vem”. Seu trabalho mais recente é a cena curta “Saudades de um Palcu” (2021), direção Porffirio.
No primeiro semestre de 2021 recebeu o Prêmio de Melhor Direção (Renan Bonito e Cleiton Santos) para o trabalho “Sorriso Negro” no V FESTECO - Festival de Teatro Comunitário de Mariana/MG, que aconteceu online. E no segundo semestre, presencialmente, em Indaiatuba/SP, recebeu os Prêmios de Melhor Ator e Melhor Dramaturgia (Renan Bonito), além de Menção Honrosa: Narrativa (Porffirio e Renan Bonito).
Hoje os artistas que fazem parte do processo de criação e produção são: Cleiton Santos, Gabriele Christine, Mariana Montezel, Porffirio e Renan Bonito. Com colaboração das artistas Adelvane Néia, Bárbara Lamounier, Donizetti do Nascimento, Larissa Souza, Gabriela Santos, André Felipe, entre outros.
Integrantes da Companhia
Cleiton Santos
Ator, dançarino e coreógrafo. Formado no Técnico em Arte Dramática pelo IFPR - Instituto Federal do Paraná, campus Jacarezinho em 2014. Ator em exercício do Conjunto de Amadores de Teatro de Jacarezinho. Diretor do grupo teatral “Orfeu De Las Artes”.
Gabriele Christine
Atriz e Fotógrafa. Formada no Técnico em Arte Dramática pelo IFPR - Instituto Federal do Paraná, campus Jacarezinho em 2018. Cursou dois anos de Letras Português/Inglês na UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Membro da ONG Nubia Rafaela Nogueira ALGBTI+
Mariana Montezel
Atriz, professora e produtora. Graduada em Teatro, licenciatura e bacharelado, pela Universidade Federal de Uberlândia/MG em 2014. Pós graduanda em “Educação e Sociedade” pelo IFPR – Instituto Federal do Paraná, campus Jacarezinho.
Renan Bonito
Ator, professor e produtor cultural. Graduado em Teatro, licenciatura e bacharelado, pela Universidade Federal de Uberlândia/MG em 2014. Pós graduando em ‘Educação e Sociedade’ pelo IFPR -Instituto Federal do Paraná, campus Jacarezinho/PR. Produtor da CNX Produções. Membro da ONG Nubia Rafaela Nogueira ALGBTI+. Artista integrante da Cia Teatral Confraria Tambor (Uberlândia/MG)