SOBRE:

 ㅤㅤ A Companhia da Terra surge em 2018 como um coletivo de teatro formado por profissionais de Jacarezinho/PR. A partir da sua realidade tem pesquisado o que tem chamado de “estética do interior”, produzindo obras originais, com temáticas e histórias do universo interiorano, valorizando a cultura local, ressignificando-a através da poesia e de outras estéticas contemporâneas.

 

 ㅤㅤPautando seu trabalho na diversidade e representatividade de corpos, na valorização da cultura local, no desejo de criar obras originais, na pesquisa da relação palco plateia e na perspectiva de criar obras urgentes que dialoguem com nossa sociedade atual. Como impulso de suas criações parte do universo particular, subjetivo e diverso de seus integrantes, sempre trazendo em evidência o universo do popular, da mulher, de negros e de LGBT’s.
 

 ㅤㅤ Atualmente em circulação com a montagem adulta “ATERRA”, em duas versões, português e bilíngue português-libras, uma criação em conjunto com a Fluindo Libras de Curitiba/PR. Em processo de compartilhamento do seu novo espetáculo infantojuvenil “Brincadeira que vem”, com estreia prevista para 2020. Também em repertório com a oficina e intervenção “A Cidade dos Prendedores”, a instalação performática “o que nós temos aterrado?” e a cena curta “Oração”.

 ㅤㅤHoje os artistas que fazem parte do processo de criação e produção são: Cleiton Santos, Gabriele Christine, Mariana Montezel e Renan Bonito. Com colaboração das artistas Adelvane Néia, Bárbara Lamounier, Donizetti do Nascimento, Gabriela Santos, André Felipe, Larissa Souza, etc.

Integrantes da Companhia

Cleiton Santos

Ator, dançarino e coreógrafo. Formado no Técnico em Arte Dramática pelo IFPR - Instituto Federal do Paraná, campus Jacarezinho em 2014. Ator em exercício do Conjunto de Amadores de Teatro de Jacarezinho. Diretor do grupo teatral “Orfeu De Las Artes”.  

Gabriele Christine

Atriz e Fotógrafa. Formada no Técnico em Arte Dramática pelo IFPR - Instituto Federal do Paraná, campus Jacarezinho em 2018. Cursou dois anos de Letras Português/Inglês na UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná.  Membro da ONG Nubia Rafaela Nogueira ALGBTI+

Mariana Montezel

Atriz, professora e produtora. Graduada em Teatro, licenciatura e bacharelado, pela Universidade Federal de Uberlândia/MG em 2014. Pós graduanda em “Educação e Sociedade” pelo IFPR – Instituto Federal do Paraná, campus Jacarezinho.

Renan Bonito

Ator, professor e produtor cultural. Graduado em Teatro, licenciatura e bacharelado, pela Universidade Federal de Uberlândia/MG em 2014. Pós graduando em ‘Educação e Sociedade’ pelo IFPR -Instituto Federal do Paraná, campus  Jacarezinho/PR. Produtor da CNX Produções. Membro da ONG Nubia Rafaela Nogueira ALGBTI+. Artista integrante da Cia Teatral Confraria Tambor (Uberlândia/MG)

© 2019 Companhia da Terra. Todos os direitos reservados.

  • Facebook
  • Instagram