SOBRE:
EM CONSTRUÇÃO
Sorriso Negro
A representatividade dos negros e negras narrado através de histórias e homenagens a pessoas de pele preta de ontem e de hoje, os que tiveram voz e os que foram calados. Sorriso Negro é a dor e o orgulho de quem leva consigo na pele a história de um povo marginalizado, mas que carrega no peito a dignidade de ser descendente dessa história.
O espetáculo, ainda em processo, teve cenas apresentadas em eventos como Mostra Afro da UENP, no IFPR Jacarezinho e APAE Jacarezinho no segundo semestre de 2019. No inicio da quarentena adaptou-se ao online no Festival Arte em Casa 2020.
Em 2021 criou uma versão em vídeo que selecionada para o V FESTECO - Festival de Teatro Comunitário de Mariana/MG, recebeu o Premio de Melhor Direção.
FICHA TÉCNICA:
Atuação e Idealização: Cleiton Santos
Direção: Gabriele Christine e Renan Bonito
Dramaturgia: Cleiton Santos, Gabriele Christine e Renan Bonito. Trechos e inspirações dos textos “As Mãos do Negro” de Luís Bernardo Honwana e do poema “Me Gritaram Negra” de Victoria Santa Cruz
Figurino e Cenário: Cleiton Santos
Fotos: Felipe Tangleica
Produção: Companhia da Terra e CNX
Sonoplastia: "Canto das três Raças" - Clara Nunes, "Sorriso Negro" - Ivone Lara e "Pequena memória para um tempo sem memória" – Gonzaguinha